Destino: Google Groups ou Facebook?

Ontem testamos o Groups do Google com alguns frequentadores, e apesar de possuir um sistema legal de fórum existem pontos importantes que quero deixar claro:

1. Ele é baseado em grupos por e-mail, ou seja, o usuário tem a opção de receber as mensagens inevitavelmente com o endereço de e-mail de cada participante que publica algo. Isso não é nada conveniente em minha opinião. Ainda que inicialmente seja um espaço entre colegas já conhecidos, futuramente poderá agregar novos membros, oportunistas ou não.
[Agradecimento ao Ex-Terminator pelo alerta]

2. Não sabemos que fim o Google dará a ferramenta. É evidente que ela não é popular hoje em dia, na verdade a geração atual nem sabe que existe. Terá o mesmo destino que o Orkut?

Obs. O grupo de teste foi excluído.

Grupo fechado no Facebook

É uma opção moderna e conhecida de muitos por aqui. Apesar do pessoal torcer o nariz, não há outra alternativa gratuita, conhecida e segura.

Independente da escolha, passo a bola para os usuários mais antigos e assíduos

Não pretendo continuar gerenciando. Como disse antes, a dimensão da comunidade hoje requer dedicação e responsabilidade. Infelizmente já não conto com tempo disponível para me dedicar aos problemas do blog e investir na estrutura que os colegas merecem.