Como hospedar suas imagens em um servidor pago [Passo a passo]

Complementando o post a respeito das vantagens de se utilizar um plano de hospedagem pago, montei um passo a passo que pode ajudar os colegas que não desapegam dos hosts gratuitos.

Tomei como exemplo o serviço do qual sou assinante, no Superdomínios. O plano Base sai por R$:143/ano. 

1º Passo: Registro do domínio

Entre no Superdomínios Após escolher um plano, em Hospedagem, Hospedagem de sites, será necessário registrar um domínio, ou melhor, um endereço que futuramente você poderá usar para alojar um site ou loja virtual. Obviamente fará mais sentido optar pelo mesmo nome fantasia usado no MercadoLivre.



Algumas considerações rápidas sobre domínios:

. Registros brasileiros (final .br) possuem um banco de dados PÚBLICO, ou seja, qualquer um pode ter acesso aos seus dados pessoais.

. Registros internacionais (.com, .net e outros) possuem serviço de privacidade gratuito no Superdomínios (solicitar a ativação).

. O pagamento é anual.

. Existe a opção de subdomínio gratuito, ou seja: seunome.superdominios.org, mas não vale a pena. Como já dito, o interessante é registrar pensando no futuro. Não é profissional e nem será conveniente usar este subdomínio, pois se você decidir posteriormente contratar por exemplo seunome.com, acabará perdendo todas as imagens publicadas nos anúncios.

2º Passo

Após a confirmação do pagamento e a ativação dos serviços, você já poderá carregar suas imagens.

Faça o login e vá até Serviços, Meus serviços.


3º Passo

Clique sob o botão verde correspondente ao serviço Ativo e você será direcionado para a tela de gerenciamento. Role a página e clique em cPanel.


4º Passo

Repare na tela que se abriu se no topo aparece a caixa Alternar tema, se estiver como na imagem abaixo, mude para paper_lantern, que é a interface mais moderna.


5º Passo

Agora clique sob o ícone Gerenciador de arquivos.

É recomendável restringir o acesso público a lista de pastas e arquivos. Para isso, clique em public_html (com o ícone de um globo). Pressione nele novamente com o botão direito do mouse e em seguida selecione Manage Indices. Na tela que se abrir marque Sem indexação e salve.


6º Passo

No menu em cascata do lado esquerdo, clique sob public_html.
É neste ambiente que você deverá criar uma ou mais pastas para o armazenamento das imagens. Elas deverão estar sempre dentro deste diretório. Basta clicar em + Pasta, dar um nome e pressionar Create New Folder. Simplifique os nomes o máximo possível: Use letras minúsculas, sem espaços ou acentos para não ter problemas depois.


Para carregar uma imagem, entre na pasta e vá em Carregar. Quando completar, feche a janela ou use o link Go back to...

Enviando imagens em massa

Se você tem um monte de fotos e quer enviá-las de uma só vez o procedimento pode ser feito da seguinte maneira:

1º. Comprima a pasta em .zip (não .rar) usando o Winrar.

. Faça o carregamento.

. Selecione o arquivo e clique em Extrair. É possível arrastar os arquivos ou pastas para dentro de outras pastas.

Como saber o endereço das imagens para inserir no seu anúncio?

É simples: O link será sempre o nome do seu domínio / nome da pasta / nome da foto. Por exemplo:

seudominio.com/pastadeimagens/logotipo.jpg

No caso de uma mesma pasta com centenas de arquivos, só mudará o nome de cada foto no final.

Você também pode enviar as imagens utilizando um programa FTP, como o Filezilla por exemplo, o que é bem mais prático. Em todo caso é importante realizar o procedimento acima, pelo menos uma vez para entender um pouco como funciona o cPanel.

Loja virtual completa e barata